A Palavra é a nossa Vida

UMP IPSBC
4 min readApr 11, 2021

Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides para a possuir. Deuteronômio 32:47

Contexto do Livro de Deuteronômio:

O livro está dividido em três sermões ou discursos proferidos por Moisés aos israelitas na planície de Moabe pouco antes da entrada na terra prometida.

Rota que o povo de Israel fez no deserto.

O primeiro sermão recapitula os quarenta anos vagando pelo deserto que culminaram naquele momento e termina com uma exortação para que se observe a lei, mais tarde conhecida como Lei Mosaica. O segundo relembra os israelitas da necessidade de adorar um único Deus e da observância das leis que Deus lhes entregou no monte Sinai, da qual depende a posse da terra que irão conquistar. O terceiro oferece o consolo de que, mesmo que Israel se mostre infiel — e, por isso, perca a terra –, tudo poderá ser restaurado.

Especificamente em Deuteronômio no capítulo 32:1–47, Moisés pronunciou um cântico aos israelitas que vai ajudá-los a lembrar-se do Senhor e da importância de sua palavra. Nosso versículo base encontra-se numa pausa dada por Moisés no terceiro sermão quando ele faz um cântico que é chamado a canção de Moisés.

A importância da palavra de Deus

Quando Moisés pronunciou esse cântico que veio por inspiração do próprio Deus, ele faz um alerta ao povo para que vivam fielmente ao Senhor seu Deus, pois na peregrinação no deserto o povo se rebelou contra Deus, murmurando, criando deuses para si assim o abandonando, entre outras coisas que desagradaram ao Senhor, e também Deus os alertou o que faria com povo que fosse rebelde, desobediente a sua palavra. O povo não reconheceu a mão poderosa do Senhor quando os tirou da terra do Egito, por isso a importância de ouvir e seguir a palavra de Deus, que hoje é as Escrituras Sagradas.

Deparamo-nos com o desafio da dimensão da Palavra de Deus (Escritura Sagrada), tal como o autor de Hebreus afirma:

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. — Hebreus 4:12

Diante desta afirmação, percebemos o alcance imensurável da Palavra de Deus: ela é viva porque é atuante em todos os tempos; é eficaz porque sempre atinge os seus objetivos. A sua penetração, dividindo dois elementos, indivisíveis, do ponto de vista religioso, destaca o quanto ela é profunda em relação ao seu poder de convencimento, no fato de que é verdade irrefutável, podendo ser, além de tudo, um “poderoso microscópio” que vasculha nossos segredos e pensamentos mais ocultos. Diante da dimensão real da Palavra de Deus, nós, os crentes em Cristo Jesus, não podemos, em absoluto, deixá-la de lado em momento algum de nossas vidas.

A Palavra de Deus é um testamento que nos outorga uma herança e uma escritura que nos garante uma posse:

Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo — 2 Pedro 1:11

Aplicações

Diante do versículo de Deuteronômio, que é o versículo base da nossa meditação, e observando as demais passagens, aprendemos duas lições sobre a Palavra de Deus.

Primeira: A Escritura Sagrada não é uma coisa vã. Ela não é oca, vazia ou inútil. Pelo contrário, ela é útil para a formação do nosso caráter e para nos capacitar para o serviço. A Palavra é indispensável e insubstituível.

Segunda: A Palavra de Deus é a nossa vida. Ela é a vida do povo de Deus, assim como Deus é a nossa vida, pois a Palavra é viva e nos transmite a verdade sobre Deus e as bênçãos da sua graça. Ela restaura a nossa alma e pode nos tornar sábios para a salvação:

Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a fé — 2 Pedro 1:10

Não deixe de ler, estudar e meditar na Palavra do Senhor, que Deus abençoe seu povo através de sua maravilhosa, inerrante, suficiente e eficaz Palavra.

Referências

  • Bíblia Sagrada, orando as promessas de Deus ( Rev. Arival dias Casimiro, IP Pinheiros ).

--

--