E a Vida Eterna é Esta

UMP IPSBC
3 min readJun 12, 2021

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3

Contexto da passagem

Em João 17:1–26 é uma intercessão de Jesus pedindo ao Pai para a sua glorificação baseado na conclusão de sua obra, pedindo por seus discípulos, pedindo para preservação e santificação dos seus no mundo e também trata, se não somente pela vida dos discípulos, também por todos que futuramente viriam a crer em Jesus, pedindo pela unidade dos seus (afim de que todos sejam um) e pedindo pela união dos seus consigo mesmo. Esta oração ocorre num período bastante específico do ministério de Jesus: foi proferida após a última ceia e antes da agonia experimentada por ele no Getsêmani.

Versículo base

Tanto hoje em dia como em tempos passados, conhecemos muitas coisas e pessoas, conhecemos nosso trabalho, nossos vizinhos, nossos amigos, nossos pais, namorada(o), esposa(o), filhos, conhecemos países, cidades, enfim, conhecemos muitas coisas e pessoas, mas nenhum desses conhecimentos é a vida eterna. Não estou dizendo que você não deve conhecer tudo que foi dito acima, mas você tem conhecido mais todas essas coisas citadas ou ao Senhor Jesus que é a vida eterna?

A vida eterna foi apresentada em termos de conhecimento de Deus (ver em 1 João 5:20). Alguns dos judeus não conheciam Deus, embora soubessem muito a respeito dEle. Esta é a proclamação deste versículo e de todo este Evangelho: que o conhecimento de Deus, que produz a vida eterna, só vem mediante o conhecimento do Filho. Uma vez que o Filho e o Pai são um, o conhecimento é um. O conhecimento de Deus implica o conhecimento dos Seus caminhos e da Sua pessoa e, assim, inclui a percepção do Seu plano de salvação do pecado.

Conclusão

Você sabe o que são minutos, horas, meses, anos, décadas, séculos e milênios. A vida eterna — a eternidade — não é um conceito de tempo, pois se eu tirar um ano de um bilhão de anos eu não tenho mais um bilhão de anos, agora se eu tirar um bilhão de anos da eternidade, quantos você tem? Eternidade! Conhecer a Jesus é tanto para aqui e agora quanto para o conhecermos eternamente. Em Filipenses, temos o seguinte: Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. (Filipenses 3:8)

Charles Haddon Spurgeon nos diz algo interessante acerca dessa passagem de Filipenses em uma devocional. Ele diz que deve ser um conhecimento pessoal, que não podemos conhecer Jesus pelo conhecimento que outra pessoa tem dEle. Não! Eu preciso conhecê-lo por iniciativa própria. Será um conhecimento inteligente. Preciso conhecê-lo não como em sonhos visionários, mas como a Palavra o revela.

Mas, então, é sobre somente conhecê-lo quando estivermos na glória? Creio que não, quando o Senhor nos salva de nossos pecados, quando o Espírito Santo nos convence de nosso estado pecaminoso e quando abre nosso entendimento do que Ele fez por nós na cruz, temos o desejo de conhecê-lo, até porque nós estávamos mortos nos nossos delitos e pecados e estávamos cegos, mortos espiritualmente e como um cego, ou melhor dizendo um morto, pode conhecer ou buscar alguém? Mas Jesus nos deu vida, e hoje podemos conhecê-lo aqui e agora.

Aplicações

  • Você tem conhecido a Jesus? Você tem conhecido Sua natureza divina e humana? Suas ocupações, Seus atributos, Suas obras, Sua humilhação e a Sua exaltação?
  • Nosso conhecimento de Jesus será um conhecimento afetuoso, satisfatório e empolgante; quanto mais você o conhece, mais deseja o conhecer.
  • Que nós venhamos a conhecê-lo, pois esta é a vida eterna e por Ele ser o único Deus verdadeiro.

Oração: Pai, ajuda-nos a conhecer a Ti e Jesus Cristo a quem enviaste, pois esta é a vida eterna. E que também, Senhor, possamos torná-lo conhecido para que aqueles que Tu tens dado ao Teu Filho; que possam te conhecer, em nome de Jesus, amém.

--

--