Um Cordeiro por Todos

UMP IPSBC
3 min readMar 27, 2021

O texto base se encontra na epístola de Paulo aos Romanos, no capítulo 6, dos versos de 8–11.

Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:8–11

Contexto da Passagem

A carta de Romanos é muito rica em teologia. Por diversos capítulos o apóstolo Paulo trata de diversos temas da vida cristã.

Em Romanos 6, Paulo responde à pergunta se os cristãos devem continuar a pecar. Sua resposta é enfática: absolutamente não devemos. Quando nos chegamos a Deus pela fé em Jesus, morremos para o pecado.

E nos versos que lemos, o Apóstolo explora como os cristãos devem pensar e responder ao pecado agora que estamos em Cristo e nossos pecados estão perdoados. Ao explicar isso, Paulo revela o que acontece quando colocamos nossa fé em Cristo.

Ele morreu em nosso lugar

Quando colocamos a nossa fé nEle, a primeira coisa que temos que ter certeza é: Ele morreu em nosso lugar. Como mostrado no versículo anterior, nossa fé em Cristo começou com um batismo do espírito:

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Romanos 6:4

Paulo agora escreve que, porque morremos com Cristo, dessa forma também viveremos com Ele. Deus deseja que vivamos esta nova vida espiritual que nos deu com o nosso Salvador. E definitivamente esperamos o dia em que seremos glorificados para passar a eternidade nos céus.

Não precisa de repetição

A segunda coisa que percebemos é que: não precisamos de outra morte de Cristo, ou de qualquer outro sacrifício.. A morte do Cordeiro de Deus foi única e suficiente para a redenção de Seu povo. Deus derrotou a morte quando Cristo deixou o túmulo. Paulo escreveu no capítulo anterior que o pecado de Adão introduziu o pecado e a morte no mundo.

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Romanos 5:12

E ainda mais, a entrada do pecado no mundo nos trouxe maldição que nenhuma criatura conseguiria resistir:

Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir. Romanos 5:14

Cristo também se submeteu à morte, mas uma vez que ressuscitou, a morte não teve mais poder sobre ele. A ressurreição libertou Cristo da autoridade da morte. Da mesma forma, nós que estamos mortos para o pecado, pela fé em Cristo, não somos mais forçados a nos submeter ao pecado.

Ele morreu de uma vez por todas. Ele morreu para pagar pelos pecados de todos aqueles que O amam. Foi um pagamento único pelos pecados de outras pessoas, incluindo pecados passados, presentes e futuros.

Nos leva à Santidade

Paulo escreve que devemos mudar a maneira como pensamos sobre nós mesmos. Não devemos mais pensar em nós mesmos como autossuficientes ou independentes. Em vez disso, como filhos de Deus, devemos pensar que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo.

Fomos libertos do poder do pecado. Nesse sentido, estamos mortos para o pecado. Não pode nos obrigar a errar, embora não tenhamos perdido o desejo de pecar.

Por isso, precisamos sempre nos lembrar que estamos mortos para o pecado, e vivos para Cristo.

Aplicações

Estamos nos aproximando da Páscoa. Uma época muito festiva para o mundo, com famílias se reunindo, pessoas felizes e celebrações em todos os locais. Apesar disso ser muito bom, não é o real sentido dessa data.

A Páscoa vem para nos lembrar do sacrifício que Jesus fez por nós. Do sangue derramado na cruz e o modo triunfante que Cristo venceu a morte. Devemos entender que essa data é um momento para nos encorajarmos a tomar ação. Não somos mais presos, atados ao pecado. Somos livres em Cristo e devemos nos santificar, por amor a Ele.

Que o Deus que tirou o seu amado povo da casa da servidão seja conosco.

Amém!

--

--